SEJA BEM VINDO (A), FICO FELIZ POR RECEBER SUA VISITA!

14 de fevereiro de 2011



BATISMO É FESTA
Os símbolos não falam a linguagem da razão. Falam outra língua, a do coração, que é mais universal e penetra mais profundamente no ser humano. É preciso conhecer a linguagem da fé, ou seja, a linguagem simbólica.

Água batismal: simboliza a vida. A água purifica e limpa.
Vela batismal: simboliza Cristo Ressuscitado que vence a escravidão da morte. O batizado é uma nova luz que brilha no mundo anunciando Jesus, mantendo sempre acesa a luz da fé com uma nova vida cristã.

O óleo: O batizado é ungido, ou seja , escolhido por Cristo para uma missão especial. O óleo simboliza a força da missão nova que o batizado vai assumir.
A veste branca simboliza a paz, a vitória a pureza, manifesta que o cristão já participa da ressurreição de Jesus, uma nova vida.
Nome: o batizado recebe um nome cristão no batismo, cada pessoa é única diante de Deus.

Sinal da cruz: Um dos sinais que distinguem o cristão. Significa a graça da redenção que Cristo nos proporcionou por sua cruz.

POR QUE BATIZAR?
Somos todos convidados a sermos cristãos e, para fazermos parte desta missão precisamos receber as bênçãos de Deus. Assim, somos batizados para fazermos parte de uma nova família, a família cristã, pois o batismo é a porta para sermos filhos de Deus (Rm 8,14), membros da Igreja (I Cor 12) e Herdeiros do Céu (Rm 8, 14).

QUEM ESCOLHEMOS PARA PADRINHOS?
Os padrinhos são os que nos ajudarão a educar nossas crianças na fé. Assumirão conosco o compromisso de fazermos das crianças bons cristãos. É por isso que devemos escolher cristãos Católicos crismados, conscientes de suas responsabilidades, pessoas casadas no religioso e que tenham tempo para nos ajudar nesta missão.

QUAL É O NOSSO COMPROMISSO?
Ensinar a doutrina cristã às crianças, orientá-las sobre a vida religiosa, mostrar-lhes Jesus como Caminho, Verdade e Vida, além de testemunhar nossa fé com obras, pois “não há fé sem obras” (Tg 2,17).
Viver como batizado é se comprometer por inteiro como projeto de Jesus, não só de vez em quando. O Batismo vem selar nossa transformação, desde o momento em que nós acolhemos o anúncio de Jesus. Assumir os desafios que a luta pela justiça nos impõe, ter amor pelas pessoas, optar pela vida, colocando nossa vida à disposição de todos.

O QUE É O BATISMO?
O batismo é a remissão de nossos pecados (At, 2, 38); ele lava nossos pecados (At. 22, 16); é um chamado à Santidade (I Cor 6, 11); é a recepção do Espírito Santo (At 2, 38). Com o batismo recebemos a herança do Reino (Jo 3, 5); a antecipação da Ressurreição (Ef 1, 13ss); a filiação divina (Gal 3, 26). Passamos a fazer parte da comunidade com Cristo (Col 2, 11).

MISSÃO DO BATIZADO

Levar Jesus a todas as nações, povos e línguas. Esta atividade pode ser iniciada dentro de nossas casas. Os pais e os padrinhos são os primeiros anunciadores da palavra de Deus, devem ler a Bíblia para seus filhos todos os dias, devem rezar juntos, devem ensinar a justiça o amor e a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a)ao Blog, deixe aqui seu comentário.
Obrigada!