SEJA BEM VINDO (A), FICO FELIZ POR RECEBER SUA VISITA!

25 de julho de 2010


A ORAÇÃO CRISTÃ
A oração caracteriza a religião. Reza-se como se crê. O discípulo de Jesus precisa conhecer o modo cristão de rezar, que é diferente das demais religiões. O tema se põe no contexto do Bom Samaritano, que realça o amor ao próximo, e do encontro com Marta e Maria, que destaca o valor do ouvir Jesus. Abre-nos ao mistério de Deus que se nos revela.
O Pai-Nosso de Lucas é mais conciso que o de Mateus. Ambos, porém, sintetizam a oração cristã pelo modelo da Cruz. Primeiramente nos põe diante de Deus, na dimensão vertical e, depois, nos situam junto à humanidade, na dimensão horizontal. Sintetizam a transcendência com a imanência: Deus e o homem.
Iniciamos a conversa com Deus pedindo que Ele se manifeste; que seu nome seja conhecido. Isto significa a vinda de seu Reino. Depois, olhando para a nossa realidade humana, sentimos a necessidade do pão, e acima de tudo, do perdão. Em outras palavras, somos pobres, tanto materialmente, sentindo a falta muitas vezes do necessário para viver bem, como espiritualmente, sujeitos às desavenças que impedem a convivência fraterna e consequentemente a felicidade. O Reino de Deus nos proporciona vida plena: alegria e paz, pão e solidariedade. A reconciliação preenche as necessidades materiais e espirituais do homem. Rezar cristãmente é, pois, viver o projeto do Reino de Deus.
(Dom Dadeus Grings)
Marcador:  Orações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a)ao Blog, deixe aqui seu comentário.
Obrigada!