SEJA BEM VINDO (A), FICO FELIZ POR RECEBER SUA VISITA!

19 de agosto de 2011

                           

O que vem a ser um espírito? 

No decorrer dos milênios, a humanidade conseguiu interpretar o mundo real e palpável, que nos cerca. Dele também é feito o nosso corpo. Isso os filósofos gregos chamaram de "matéria". Só que hoje sabemos que os nossos sentidos (olhos, tato, entre outros), não conseguem captar toda matéria. Por meio de aparelhos podemos saber que existem características materiais no magnetismo, na eletricidade, no raio X, nos odores e sons que os sentidos não captam...Mas desde antigamente a humanidade descobriu que também existem entes não físicos, além de toda a matéria, de cuja existência não se pode duvidar. Chamaram a isso de psique, ou alma, da qual está ornado o ser humano.
O homem é o resumo de todo o Universo, possuindo um espírito, existente dentro de um corpo material. É ele, o nosso espírito, que nos dá a capacidade de liberdade. É o nosso espírito que nos concede a faculdade de pensar, de ter memória, e nos faculta a autoconsciência. E ele mantém a identidade do nosso “eu” durante toda a vida. O nosso espírito é tão maravilhoso – já o dizia Aristóteles – que ele é imortal, mantendo a sua identidade para sempre. "Eu te louvo, Senhor, porque me fizeste maravilhoso" (Sl 138, 14).
Mas não existe só o nosso espírito (alma). Existem muitos outros, dos quais o mais perfeito e completo é Deus. Ele é um espírito puro, escondido, originário de todos os outros, ornado de todas as qualidades. Ninguém queira ver a Deus ou n'Ele tocar. Jesus avisou que o “Pai está no céu” (cf. Mt 6, 9). Logo, Ele é o benfeitor e realizador de tudo, que está em outra dimensão. Mas nos outorgou qualidades para nos comunicar com Ele pelo nosso espírito (o que Ele não concedeu aos animais nem às plantas).


O Eterno Criador, Ser amantíssimo, deu existência a outros espíritos, muito perfeitos, e de grande inteligência. São os anjos, dos quais alguns se corromperam pelo orgulho e se tornaram anjos maus. Quero alertar que os ETs não são criaturas divinas. Nem espíritos. Foram gerados pela imaginação humana. Agora, se além de Deus, além dos anjos, e além da alma humana, existem outros espíritos, nossa inteligência não consegue saber. Nem as Sagradas Escrituras dão a mais mínima notícia sobre esse assunto. É bom não tentar ir além, pois podemos entrar novamente em áreas de pura fantasia.


(Dom Aloísio R.Oppermann - Arcebispo Uberaba)



Marcador:  formação e conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a)ao Blog, deixe aqui seu comentário.
Obrigada!