SEJA BEM VINDO (A), FICO FELIZ POR RECEBER SUA VISITA!

12 de agosto de 2010



A BÍBLIA
Bíblia é o plural de “Biblos”, palavra grega que quer dizer coleção de livros. Biblos foi também o nome que os gregos deram à cidade fenícia de Gebal, muito importante para o comércio do papiro importado do Egito, papel usado na antiguidade.
O termo Bíblia passou do grego ao latim, e deste às línguas modernas, como a Língua Portuguesa. Hoje, significa a coleção de livros sagrados, tanto para os cristãos como para os judeus. Também se chama Sagrada Escritura ou Palavra de Deus.
Ao abrir esse livro percebemos que não é um livro como os demais; suas páginas são verdadeiramente uma carta de amor de Deus para com os homens, pois narram a história, a relação de Deus com a humanidade. Ao longo dos tempos, Deus quis inspirar homens, que chamamos de hagiógrafos, para escrever essa carta, sempre atual, que continua a nos levar à experiência com este mesmo Deus.
Esses escritos estão divididos em dois testamentos. O Antigo Testamento começou a ser escrito por volta do século X a. C, no reinado de Salomão, até o século I a.C. O Novo Testamento começou a ser escrito pelos primeiros cristãos, mais ou menos 20 anos depois de Cristo (DC), tendo sua redação final até a morte do último apóstolo.
A disposição dos livros nem sempre foi no formato que hoje conhecemos, pois eram escritos em papiros e organizados em rolos. Ao logo dos tempos, com o desenvolvimento, foram codificados em capítulos e versículos até chegarem à forma atual.
No Antigo Testamento, encontramos a história da salvação: Deus vem ao encontro do homem, e deixa de ser um Deus distante, estabelecendo uma promessa de descendência ante o pecado, elegendo homens como Abraão e os profetas para guiar o povo. Este, por sua vez, responde a Deus, e se torna o “povo eleito”, confirmado com aliança. Nessa aliança Deus exige comprometimento, coloca condições, o que é chamado de lei, ou seja, um pacto onde Deus convida e a humanidade responde.
O Novo Testamento é o cumprimento total desta aliança, que se dá com Jesus Cristo. Ele realiza a promessa: Ele é a salvação prometida. Ele descobre o verdadeiro sentido da eleição. Ele é a Aliança definitiva e substitui a judaica. Sua Lei é o amor e supera a antiga Lei.
Livros do Antigo Testamento

O Pentateuco: Gêneses, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio
Livros Históricos: Josué, Juízes, Samuel I e II, Reis I e II, Rute, Crônicas I e II, Esdras, Neemias, Macabeus I e II.
Livros Didáticos: Tobias, Judite, Éster, Jonas
Livros Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico
Livros Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel,Oséias, Joel, Amós, Abdias, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
Livros do Novo Testamento
Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João
Livro Histórico: Os Atos dos Apóstolos
Gênero Epistolar(cartas) - Romanos, Coríntios I e II, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses, Timótio I e II, Tito, Filêmon, Carta aos Hebreus
Epístolas(cartas) Católicas: Tiago, Pedro I e II, João I e II, Tadeu
Livro profético: Apocalipse.

Sem. Valnei Armesto
Bíblia - reflexões e atividades
Veja também 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a)ao Blog, deixe aqui seu comentário.
Obrigada!