SEJA BEM VINDO (A), FICO FELIZ POR RECEBER SUA VISITA!

11 de agosto de 2011

A formação do Novo Testamento



            O Antigo Testamento foi sendo escrito e organizado no decorrer dos mil anos que antecederam o nascimento de Jesus: quando Ele nasceu, o Antigo Testamento já estava formado. Fixaremo-nos nessa reflexão sobre a formação do Novo Testamento, isto é, dos livros que foram escritos após Jesus Cristo.
            Jesus de Nazaré (O Messias, Nosso Salvador), que viveu na atual Palestina, não nos deixou nenhum livro escrito, mas deixou-nos apóstolos e a Igreja. Esses apóstolos, em um primeiro momento, não se preocuparam em escrever a vida de Cristo, mas em anunciá-Lo, em espalhar a fé n’Ele, pois pensavam que Ele voltaria logo em seguida. Por isso, os primeiros livros escritos no Novo Testamento são cartas entre as comunidades para resolver problemas concretos em certo local e não biografias de Jesus. Com o passar dos anos os membros da Igreja notaram que era necessário escrever a vida de Jesus, pois as testemunhas d’Ele na terra, aqueles que conviveram com Ele no dia-a-dia, já estavam morrendo.
            Entretanto, por mais que escrevessem coisas do seu dia-a-dia (as cartas mais antigas), ou buscassem relatar a vida de Jesus (Evangelhos), os autores humanos eram inspirados pelo Espírito Santo, de tal forma, que não escreveram nenhum erro sobre a fé e sobre os costumes dos cristãos. Assim, até o final da época dos apóstolos (ano 100 d.C.), os livros do Novo Testamento já tinham sido escritos. Mas não eram apenas os autores inspirados por Deus que escreviam sobre Jesus. Tinha-se um problema: como reconhecer quais livros eram verdadeiros, isto é, inspirados por Deus, e quais não eram?
            Nos primeiros anos após a morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos celebravam a Missa de um modo diferente do que celebramos hoje, mas com a mesma intenção: reunir a comunidade em nome de Jesus e recebê-Lo na Eucaristia. Nessas celebrações, eles liam os escritos do Antigo Testamento e, com o surgimento dos primeiros livros após a vida de Jesus na terra, os cristãos começaram a ler esses livros na Missa, mas tais obras precisavam passar pelo crivo do bispo da cidade que presidia a celebração. O bispo conferia se o texto a ser lido estava de acordo com a mensagem que ele havia recebido na pregação dos seus bispos antecessores. Essa capacidade de separar os textos corretos dos incorretos também era um dom do mesmo Espírito Santo que inspirou a escrita dos livros. Assim, com o passar dos anos, cada região foi fazendo listas de livros, que eram comparadas quando os bispos se reuniam e, assim, no século IV, a lista dos livros inspirados, escritos até o ano 100 d.C. e sem sobre a fé ou sobre os costumes, já era a mesma que nós temos hoje no Novo Testamento.
            Como vemos, o Antigo Testamento foi recebido por Jesus dos judeus, e a formação da lista dos livros do Novo Testamento deu-se na Liturgia, sendo que na Igreja não existe uma Bíblia ou uma interpretação “particular” da Bíblia. Ela sempre deve ser interpretada na comunidade cristã que tem 2000 anos de Tradição, ao menos na mesma idéia de tal comunidade (a Igreja), pedindo-se o auxílio do Espírito Santo, o mesmo que inspirou os escritores sagrados.

Sem. Elton Vinícius Mayer

Marcador:  Bíblia - reflexões e atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a)ao Blog, deixe aqui seu comentário.
Obrigada!