SEJA BEM VINDO (A), FICO FELIZ POR RECEBER SUA VISITA!

24 de agosto de 2011

Ser catequista é apontar caminhos

Eis aí a Missão do catequista

A grande maioria de nossos catequistas são mulheres, leigas, mães de família. Mas, temos também muitos homens, e um número crescente de jovens que em nossas paróquias integram a nossa pastoral catequética. Em geral, são leigos. Proporcionalmente temos poucos religiosos (as) integrando nossas equipes de catequese, nas paróquias. Já falamos a respeito da atuação dos leigos, na semana passada. Mas, como neste mês de agosto, temos cinco domingos, podemos dedicar este último para uma homenagem especial aos catequistas. Até sugerimos que esta justa homenagem de gratidão seja feita em todas as nossas comunidades e paróquias, neste quinto domingo de agosto.
          Todos sabem que a catequese é o grande trabalho da evangelização e da educação da fé, que acontece em nossas paróquias. Por isso, hoje fazemos sempre mais questão de afirmar que a catequese não é ensino religioso, não é aula e nem deveria fazer parte de um contexto escolar, com uma linguagem de “matrícula”, “freqüência” ou “aula de catequese”. Catequese é um caminho que se faz com pessoas que desejam ser educados na fé, que precisam de palavras, de testemunhos e de vivências, sempre num clima muito humano de fraternidade e de paz.

          Em outros tempos, quando as nossas crianças e jovens vinham de famílias plenamente convertidas e evangelizadas, a participação das crianças na missa dominical era uma simples conseqüência do modo de vida que se levava em casa. Para o domingo havia uma roupa especial, um cardápio próprio e um programa específico que sempre incluía já a missa dominical. Hoje é tudo tão diferente.
          Não é mais a maioria das crianças que vem de uma família completa, onde temos pai, mãe e irmãos. Em muitos casos, nossas crianças têm uma família durante a semana e outra nos domingos. Temos muitíssimos casos de crianças da catequese que tem pais totalmente afastados da vivência religiosa. Muitos deles estão simplesmente acomodados, isto é, organizaram a sua vida, sem Deus, sem Igreja e sem Sacramentos. Outros estão realmente incomodados. Aconteceu-lhes algo no passado e por isto estão ofendidos ou incomodados. Não participam mais da vida religiosa por um ato de rebeldia.
          Dentro deste contexto, para que as crianças se sintam motivadas à participação das atividades religiosas, cabe à criatividade das paróquias e dos catequistas descobrirem e adotar estratégias que façam as crianças participar com alegria e motivação. Elas de fato precisam criar hábitos de vivência e de participação. Precisamos ter bons hábitos.
          Na Igreja Primitiva, em algumas passagens do Novo Testamento, o Cristo Ressuscitado era apresentado como o “Caminho”. O trabalho dos catequistas era denominado: apontar o caminho. A própria palavra catequese tem origem na palavra “Caminho”.

          Por tudo o que vimos, hoje, mais do que nunca, ser catequista é realmente apontar o caminho, mostrar por onde ele passa e ainda colocar sinais luminosos por todo o trajeto. Assim como nas estradas do mundo, encontramos inúmeros sinais, muitas indicações, e todos apontando para a mesma finalidade, podemos dizer que a catequese hoje cumpre esta insubstituível tarefa e missão. Feliz dia do catequista! Feliz a comunidade que tem bons catequistas! Muito feliz é a família que sabe valorizar aqueles e aquelas que se dedicam à catequese de seus filhos.

Fonte: 
Marcador: Catequista

4 comentários:

  1. Boa tarde amiga...mês de agosto é um mês especial...onde comemoramos aniversário dos Padres, semana da família, dia dos Pais, e dos catequista. Parabéns a todos aqueles que trabalham pela catequese...informando e evangelizando. Obrigada pela sua visita. Bjs. Regina.

    ResponderExcluir
  2. A paz de Jesus amiga Decca,
    Já imaginou um encontrão com os catequistas unidos?
    seria o máximo né...
    comenta lá no blog da Cláudia:
    http://catequesenanet.blogspot.com/

    passa lá no meu blog tbm, tem novidades:
    http://catequesejesusinfantil.blogspot.com/
    bjs,
    Lúhh♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Lurdes, aqui é Rose fiz uma visitinha no seu blog e fiquei encantada com a história de sua família, buscar pela nossas raizes nos leva a compreender quem somos e de onde vêm nossos dons.Parabêns.

    ResponderExcluir
  4. Lurdes25/8/11

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Bem vindo(a)ao Blog, deixe aqui seu comentário.
Obrigada!