SEJA BEM VINDO (A), FICO FELIZ POR RECEBER SUA VISITA!

5 de outubro de 2011

Meditando os Mistérios da Vida de Cristo

Mês de outubro, mês do Rosário 
Como nos dizia o Papa João Paulo II, o Rosário é o “compêndio da Bíblia”.
Meditando os mistérios do rosário, meditamos os mistérios da vida de Cristo.

Mistérios Gozosos
Com a encarnação de Jesus, Deus nos acolhe com o coração humano, santificando, valorizando e divinizando nossa natureza humana. Através da encarnação de Jesus, Deus se assemelha a nós.
Ao meditarmos os mistérios gozosos, somos chamados a responder ao infinito amor do Pai, como Maria e da generosidade da sua doação – “eis aqui a serva do Senhor”. Com o nascimento e Jesus, Deus se torna um de nós e nos ensina que devemos sair de nós próprios e irmos ao encontro do próximo. No gesto de Maria, visitando sua prima Isabel, Deus nos convida a generosidade. Na apresentação de Jesus no templo, somos chamados a saber que fomos feitos para Deus e que temos obrigações com Ele. No encontro de Jesus com os Doutores da Lei, somos chamados a buscar e a fazer, acima de tudo, a vontade do Pai.

Mistérios da Luz
Neles refletimos o Batismo de Jesus, enquanto Ele desce à água do rio o Espírito Santo vem sobre Ele para investi-Lo na missão que O espera. O início dos sinais em Caná (Jo 2, 1-12), quando, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria. A pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida a conversão (Mc 2, 3-13), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até o fim do mundo, especialmente através do Sacramento da Reconciliação confiado à Igreja (Jo 20, 22-23). A Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo (Lc 9, 35 par). E, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando até o extremo o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação Se oferecerá em sacrifício.

Mistérios Dolorosos
Através dos mistérios dolorosos, Cristo, no Calvário, demonstra seu amor pela humanidade, resgatando-nos ao Pai. Deus nos deu Seu próprio Filho amado para nos libertar e nos redimir do pecado, sacrificando-O na cruz. A meditação dos mistérios dolorosos nos conduz para dentro dos mistérios da nossa redenção e salvação, recordando o que São Paulo nos diz através de suas cartas: “O sangue do Cristo foi o preço de nossa redenção”.
Rezarmos e meditarmos estes mistérios é mergulharmos para dentro da infinita misericórdia de Deus por nós, através de Jesus.

Mistérios Gloriosos
Pela oração e contemplação desses mistérios, somos chamados a viver e a reviver a alegria dos primeiros discípulos da comunidade cristã, diante do acontecimento da ressurreição de Cristo.
E com a volta do Filho ao Pai, somos ainda amais amados e queridos por Deus, pois Jesus nos prometeu enviar o Espírito Santo. Através dos mistérios gloriosos, somos chamados a compreender que na assunção de Maria, sendo proclamada Rainha do céu e da terra, Deus nos dá por antecedência uma visão perfeita do que nos reserva logo após nossa morte, caso vivamos em Cristo e por Cristo. Que Maria, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, nos ensine a amar e a seguir seu filho, cuidando de cada um de nós, como cuidou de Jesus.



Marcador: Mês do Rosário

2 comentários:

  1. Olá, querida
    Maravilhoso esse meditar os Mistérios da Vida de Jesus com Maria...
    Bjm de paz e primaveril

    ResponderExcluir
  2. OLÁ LURDES TUDO BEM? AGORA CONSIGO ACESSAR SEU BLOG FACILMENTE. O VISUAL DO SEU BLOG SEMPRE SURPREENDENTE, LINDO MARAVILHOSO. PARABÉNS!!! O BLOG ALEM DO VISUAL ESTÁ LINDO, O CONTEÚDO TAMBÉM É MARAVILHOSO.

    ABRAÇO

    ResponderExcluir

Bem vindo(a)ao Blog, deixe aqui seu comentário.
Obrigada!