SEJA BEM VINDO (A), FICO FELIZ POR RECEBER SUA VISITA!

12 de março de 2011

ESCUTA AMOROSA
Escutar e aprender são sinônimos. Quem escuta aprende. A condição para escutar é fazer silêncio. Sem silêncio não se escuta. O que mais nos falta é o silêncio.
Muitos desejam que alguém os escute. Mas não encontram um ouvido aberto, disposto a acolher o grito dado do irmão e da irmã. As pessoas que não se comunicam transformam-se em ilha, sem contato uma com a outra. Desaparece o diálogo.
Dizer uma palavra de conforto a quem está desanimado é o que devemos fazer sempre e com alegria, a exemplo de Jesus, que tinha um jeito especial de conversar com as pessoas e de ajudá-las a ter vida e vida em abundância. O desejo de Jesus era este: "O Senhor me concedeu o dom de falar como seu discípulo, para eu saber dizer uma palavra de conforto a quem está desanimado." (Is 50,4)

Conversamos uns com os outros e na conversa partilhamos experiências e descobertas que fizemos ao longo dos anos, lidando com os problemas e o sofrimento das pessoas. Uma boa conversa ajuda demais. É conversando que as pessoas se convencem e se convertem. A conversa produz conversão e se torna fonte de felicidade para muita gente. As pessoas sofrem e procuram aliviar sua dor por meio de uma boa conversa.
O mais bonito na origem desta conversa-conversão está na vontade que as pessoas têm de ajudar uns aos outros. Elas ajudam sem pensar em retribuição. Na conversa, partilham a sabedoria que elas mesmas foram adquirindo ao longo dos anos.
Esta bondade das pessoas em querer ajudar os outros é um dom que Deus colocou no coração humano.

 

Foi Jesus de Nazaré, o próprio Filho de Deus, que, 2000 anos atrás, conseguiu dar uma forma perfeita às conversas que começavam pelo diálogo e iam seguindo passos para aliviar a dor e oferecer uma vida plena. 


Passos para uma escuta eficaz
Muitos estudiosos, a exemplo de Jesus, consideram importantes para uma escuta amorosa os seguintes passos:
1. O Diálogo – escutar é ouvir atenciosamente as inquietações do interlocutor ou dos interlocutores, sentindo bem o problema dos seus interlocutores.
2. Depois de escutar e tomar consciência do problema do interlocutor é manter a intenção de ajudá-lo a entender o que está acontecendo na sua vida e mostrando caminhos de salvação.
3. A escuta amorosa acontecendo na vida de Jesus – olhar como Jesus fazia, oferecendo a verdadeira orientação à luz da Palavra de Deus.
4. Analisar de perto se a pratica está conforme os princípios cristãos.
5. Fazer uma catequese inculturada, unindo fé e vida.
6. Orar numa prece de agradecimento, a Deus do Amor e da Vida, em que louve a Deus pela luzes que iluminam a caminhada de paz e de convivência cristã, não se esquecendo de pedir a Deus força para seguir o que Jesus apontou para a busca de felicidade e santidade.
Doarmo-nos ao ministério da escuta é muito importante. Mais importante quando escutamos e orientamos conforme os passos lembrados acima. Em outras palavras, o ideal é conseguirmos levar alguém a uma experiência de escuta amorosa de Jesus.

Dom Benedito Francisco de Albuquerque
        Bispo Emérito de Itapipoca
 
 Marcador: Mensagens - preces e reflexões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a)ao Blog, deixe aqui seu comentário.
Obrigada!