SEJA BEM VINDO (A), FICO FELIZ POR RECEBER SUA VISITA!

1 de fevereiro de 2011

QUARESMA

Em preparação a Quaresma...
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.
        Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive) da Semana Santa, realizamos a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, nós, católicos, devemos nos aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.
        Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, o cristão está renascendo, como Cristo. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
        Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
 Qual o significado destes 40 dias?
        Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
 O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?
        A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.
Clarissa Pandolfo
Marcador: Ciclo da Páscoa

2 comentários:

  1. Olá querida amiga Lurdes, Paz & Bem...

    Achei muito legal o seu blog... Bacana mesmo... Parabéns...
    Vi que vc é minha seguidora e apartir de hoje também serei um seguidor seu... Copiei o seu link-me e coloquei no meu blog para divulgá-lo... se vc quiser, eu tenho um também no meu blog, pode ficar a vontade para copiar...

    Um forte abraço e fique na paz de Deus e no Amor de Maria...

    ResponderExcluir
  2. Olá Lurdes... Obrigado por também divulgar meu blog...

    Pode ter certeza de que vou visitar sempre seu blog e vc sinta-se a vontade para visitar e utilizar sempre que quiser o meu... Fico feliz em saber que somos "praticamente visinhos Pois Taquara e Gravataí" não são muito distantes...
    Fique na Paz de Deus e no Amor de Maria...

    ResponderExcluir

Bem vindo(a)ao Blog, deixe aqui seu comentário.
Obrigada!